Mon Oncle

  Hoje vou falar deste grande filme de Jacques Tatimononcle, pra quem não sabe Tati foi um ator, mímico e cineasta francês, com certeza é um dos grandes palhaços do cinema ao lado de Chaplin e Buster Keaton.

  O filme chegou a ganhar o Oscar de melhor filme em língua estrangeira em 1959, e o grande prêmio do júri em Cannes no ano de 1958.

  “Mon Oncle”, que em português quer dizer “Meu Tio”, narra as desventuras de Monsieur Hulot, personagem que Tati reinterpreta em vários filmes. Neste em específico Hulot é tio de Gerald Arpel, filho de um casal totalmente alienado em seu mundo tecnológico.

  A forma como Tati constrata a simplicidade do atrapalhado Hulot com a futilidade “sofisticada” do casal Arpel é muito interessante, ele usa por exemplo o símbolo de ligar e desligar a fonte, a cada vez a campainha toca, como um exemplo da superficialidade a que este casal está imerso.

  Em meio a tudo isso o pequeno Gerald, parece ser a figura mais sensata sendo apenas uma criança, que nada entende de máscaras sociais, e está constantemente enfadado, com exceção do tempo que passa com o tio.

  A interpretação clownesca de Tati é muito bem desenvolvida, o personagem tem apenas uma fala em todo filme, ponto para a formação de mímico do ator.

  Outro ponto muito interessante a forma como o cineasta retrata a vila onde mora Hulot, com muita vida e alegria, música, brigas e cachorros, novamente em oposição a estéril pequeno burguesia do casal Arpel, um ponto bacana de se perceber aqui é a ligeira homenagem que Tati faz a Chaplin e Keaton como podemos conferir na imagem abaixo.

chaplinekeaton

 O filme pode ser visto na integra no youtube, deixo aqui a primeira parte, o restante será fácil encontrar a partir da primeira.

  Então fica aqui, mais essa dica de um belo filme, que com certeza irá acrescentar muito a quem o assistir.

  Este artigo foi feito por Paulo Carvalho.

Anúncios

2 Respostas to “Mon Oncle”

  1. Says:

    Adorei seu texto.
    Gosto muito desse filme.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: