A General – Buster Keaton

large_buster_keaton_general  O filme “A General” de Buster Keaton, figura constantemente nas listas de melhores filmes da história do cinema, e atesta a genialidade de Keaton.

  A história narra a aventura de Johnnie Gray (Keaton), um engenheiro, maquinista da grande Locomotiva “General”, Johnnie, se vê desprezado por sua amada Annabelle Lee (Marion Mack), quando ele é rejeitado pelo exercito dos confederados, durante a guerra civil. Tudo muda quando sua locomotiva é sequestrada juntamente com Annabelle pelos soldados da união, a partir dai o filme se divide em duas partes, o resgate dos dois amores de Johnnie, e a fuga dos heróis pelas linhas inimigas, até culminar no embate que dá a vitória aos confederados e o título de herói para Johnnie.

   Um fato curioso é que essa história é baseada em um fato real, porém o maquinista era do outro lado da guerra, Keaton achou que colocando o personagem do lado dos perdedores conseguiria uma melhor empatia do herói com o público.

  buster_lEsse filme também tem a cena mais cara do cinema mudo, na sequência em que uma locomotiva real despenca de uma ponte em chamas. Foi utilizado uma locomotiva real.

  Mas, o que realmente vale a pena nesse filme é o trabalho magistral de Keaton que constrói um personagem muito bem desenhado onde a famosa expressão imutável do “Palhaço que nunca ri” cabe como uma luva, a narrativa é brilhantemente construída eu chego a arriscar disser que este é o melhor filme de ação de todos os tempos, além de uma magistral comédia. Orson Welles disse: pouquíssimos filmes igualaram-se a este, nenhum que abordasse o tema”. Também é ótima a atuação de Marian Mack, lembro de uma passagem onde os heróis estão descarregando madeira para atear fogo a ponte e Annabelle joga um pequeno graveto ao invés de um tronco, a reação de Keaton é impagável, essa é só uma das ação da heroína que faz com que Johnnie queira estrangulá-la pelo pescoço, coisa que em determinado momento ele faz, logo depois transformando aquilo em carinho e dando um beijinho. 

  Enfim, é um filme obrigatório pra quem gosta de cinema e mais uma grande obra como só os grandes palhaços do cinema sabem fazer.

  Este artigo foi feito por Paulo Carvalho.

Anúncios

Uma resposta to “A General – Buster Keaton”

  1. kelly Says:

    Ahhh que bacana, não conhecia, mais uma dica do sr. paulo, vou conferir…

    bjitos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: