Tutorial: Criação de bonecos – parte 1

O artigo mais visitado deste blog é de longe  “Tipos diferentes de manipulação”, pensando nisso e com o espírito de compartilhar informações tão presente no mundo open source, resolve iniciar uma série de tutoriais sobre como fazer bonecos de animação.

Já aviso que não pretendo postar isso regularmente, vou postar conforme me der vontade e se tiver algum feadback, se ficar alguma dúvida o espaço de comentários é o canal direto.

Começando:

Antes de se fazer um boneco e decidir de qual tipo será, é importante pensarmos em qual será a sua utilidade. Porque um boneco? Existe uma justificativa dramatúrgica para isso? Alguma pesquisa estética?

Ao responder estas perguntas, você estará não apenas decidindo por um boneco, mas já começa a planejar o visual e linha de interpretação do espetáculo.

Ok, temos um porque, já sabemos que história queremos contar, resta decidir qual técnica será usada, este questionamento em alguns casos são óbvios, muitos bonequeiros são especialistas em uma técnica, mas alguns preferem ir pelo caminho da pesquisa.

Sobre isso há que se fazer algumas considerações. O especialista, domina as minúcias da manipulação daquele tipo de boneco e sem dúvida será mais virtuose do que aquele que não se atém a uma técnica e isto pode ser muito interessante, por outro lado pesquisar diferentes técnicas e até criar a sua própria permite a renovação da arte de animação e aprofunda o entendimento do diálogo palco-platéia.

Esculpindo em isopor:

Uma técnica muito usada na construção de diferentes tipos de bonecos é a escultura em isopor.

O isopor é bom, porque é fácil de ser trabalhado e seu custo é relativamente barato, por outro lado é importante saber que se trata de um produto tóxico cortar o isopor já é toxico, queimá-lo é ainda mais, então é recomendado o uso de máscará de proteção.

Materiais:


Caneta de retro-projetor ou pincel atômico:

Para desenhar no isopor e saber onde cortar.

 

 

 

 

Lixas

Para acabamento e detalhes.

 

 

 

 

Estiletes

É a nossa ferramenta principal, fazemos a maioria dos cortes com ela por isso é bom ter a mão um conjunto de lâminas sobressalentes, pois é importante mantê-la afiada.

Dica: Não assopre o isopor que fica na lâmina pois a saliva oxida e diminui a vida útil da lâmina.

 

 

 

Escova de aço ou pregos

É muito útil para nivelar, aprofundar, arredondar peças grandes.

 

 

 

Serrote

Existem vários tipos com cortes diferentes, serve pra cortar peças grandes.

 

 

 

 

Cortador de isopor

Existem de vários tamanhos tanto para peças grandes até pequenos pirógrafos para detalhes, trata-se de um fio metálico que é aquecido ao receber a passagem de uma corrente elétrica, ao entrar em contato com o isopor o fio o queima permitindo cortes rápidos.

 

 

 

Projeto:

A primeira coisa a ser feita é um projeto das peças que serão esculpidas uma cabeça? duas mãozinhas? para isso façam desenhos, não importa se você é péssimo desenhista a idéia aqui é ajudá-lo a visualizar a peça final.

Perfil:

Depois de ter o esboço da peça é preciso desenhar as vistas superior e lateral da peça, isso o ajudará a ver os excessos de isopor que podem ser cortados.

Dependendo do tamanho da peça e da dificuldade você pode desenhar o perfil diretamente sobre a chapa/bloco de isopor ou criar um perfil em papel.

Depois de cortar fora o excesso já fica bem mais fácil visualizar o boneco, nesta parte o cortador de isopor é muito útil.

Aí então você vai esculpindo as formas e aos poucos dando forma a peça, uma dica boa é sempre usar a caneta de retro quando estiver em dúvida linhas guias também ajudam.

Primeiro você deve esculpir formas brutas, quadradonas conforme for desmistificando a figura vc vai dando detalhes usando a lixa ou dependendo da situação a escova de aço para deixar as formas mais orgânicas.

Depois de esculpido você deve vir com a lixa dando um acabamento em toda a peça.

A parte da escultura termina aqui, o amarelo que vc vê na foto é Poliuretano ou PU sólido que é muito usado para reparos ou juntar peças.

Depois de esculpido vc deve empapelar, dar acabamento em massa ou fibrar (isto será abordado mais profundamente em outro tutorial).

Depois vem a pintura

E aí é curtir os louros.

Anúncios

9 Respostas to “Tutorial: Criação de bonecos – parte 1”

  1. Djair Guilherme Says:

    Putz, adorei teu tutorial meu velho! Pouco tempo atrás fiz uma espinha de peixe gigante, usando papelão e massa corrida. Depois a rapaziada me falou que eu poderia ter feito de isopor e se eu tivesse visto o teu site tinha clareado as idéias.

    Valeu mesmo!

    Se rolar, visita meu site e procura “Rua do Medo”. Tá lá o cenário que eu fiz pra peça.

  2. projeto8 Says:

    Valeu Djair Guilherme, Bacana seus trabalhos, continue vindo aqui porque pretendo continuar o tutorial e dar mais dicas acho que devemos compartilhar a informação com todos, abraço.

  3. Elismar Moura Says:

    meu amigo,
    sou de goiás e gostei de suas informações…. sou escultor com alguma experiencia , inclusive internacional… saco um pouco de moldagem , fibra e silicone… porém ainda não fiz esculturas usando isopor… estou mais curioso quanto ás melhores ferramentas e como usar o PU para soldas e reparos… mas valeu….abraços – http://www.esculturasarte.com. Elismar

  4. Márcia Says:

    Boa tarde! Queria abrir meu próprio negócio nesse ramo e queria saber quanto custa para confeccionar uma escultura de mesa.

  5. wilson oliveira Says:

    Muito bom.essas dicas.nos aprendemos muito.
    Tambem sou escultor faco esculturas em isopor revestidad em fibra de vidro

    Meu site.www.wsartesesculturaisopor
    .com.br

  6. Marcelo Rocha Says:

    Ola boa tarde, estamos querendo inciar nesse ramo e gostariamos de saber se esse material seria o bloco de poliuretano e se aceita resina com manta a famosa fibra e pintura automotiva, grato

    • Wilson oliveira Says:

      As peças são feitas em isopor revestidas em fibra de vidro
      Se usar a resina a base de água ,na precisa isolar o isopor, se usar uma resina poliéster tem q isolar o isopor com papel .
      A pintura pode ser automotiva ou acrílica
      A escolha é sua

  7. erimar Says:

    Massa ja domino essa tecnica e uzo para acabamento tecido e aerografia

  8. http://121.127.250.74 Says:

    http://121.127.250.74

    Tutorial: Criação de bonecos – parte 1 | Projeto 8 Blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: