Conceitos básicos de animação

Não basta saber fazer bonecos se não soubermos como dar vida a eles. Pensando nisso, resolvi dar algumas dicas sobre a manipulação.

Animar vem de ânima que significa alma logo animar é dar vida, dar alma.

Mas o que faz um objeto inanimado ganhar vida? E que fique claro que qualquer objeto pode ganhar vida e se tornar um boneco.

Não adianta movermos o objeto aleatoriamente, se fizermos isso ao invés de criar vida, iremos é chamar a atenção para o manipulador e uma coisa que precisa ficar clara pra quem trabalha com teatro de animação é que o boneco deve aparecer primeiro, o manipular será sempre coadjuvante e em alguns casos até invisível.

Os movimentos devem ser verossímeis e me arrisco a dizer que em certa medida os movimentos devem ser humanos, isso porque um elemento essencial ao teatro é a empatia, precisamos nos reconhecer ou ao menos reconhecer a situação que está em cena.

Claro que uma das coisas bacanas dos bonecos são as possibilidades de fazer coisas impossíveis, como voar, saltar distancias imensas, esbugalhar muito os olhos, etc, mas estes movimentos só funcionam, só ganham expressividade se tiverem uma base de movimentos em que conseguimos acreditar.

Certo, já temos alguns conceitos importantes em mente, mas além disso existem algumas técnicas que facilitam em muito a nossa vida.

Vou lhes falar sobre o que eu chamarei de técnica de três pontos, são eles ponto de gravidade, ponto de visão e ponto pensante.

O ponto de gravidade é quem vai determinar como o boneco se locomove, é o seu centro de gravidade, dele partem todos os movimentos, se observarmos nosso caminhar iremos perceber que o centro de gravidade humano fica mais ou menos  quatro dedos abaixo do umbigo, e quando andamos o nosso centro de gravidade se mantém paralelo ao chão, com os bonecos deve ser igual o centro de gravidade deve guiar a movimentação do boneco e se ele deixar de ficar paralelo ao chão o boneco estará desequilibrado. Aqui eu devo salientar a importância de observarmos o eixo de equilíbrio do boneco que deve se manter reto e perpendicular ao horizonte, devemos ter o cuidado de o boneco não andar inclinado com a cabeça para frente ou para tráz.

Ponto de visão e ponto pensante são respectivamente os olhos e o cérebro do boneco, com isso definido temos a cabeça. O olhar talvez seja a parte mais importante da manipulação, o olhar do boneco é quem determina todas as suas reações, um detalhe importante aqui é sobre foco, o olhar do boneco deve determinar pra onde o público vê, e a primeira coisa que devemos ter cuidado é pra não rivalizar o olhar do manipulador com o do boneco, o olhar do manipulador será sempre mais chamativo que o do boneco e por isso devemos ter absoluto controle pra onde está olhando e ficar com o boneco sempre em vista.

Nenhuma regra é absoluta, e existem situações em que elas devem sim ser quebradas, mas elas são uma boa base de aprendizado e só a experiência vai lhe dizer quando elas devem ser respeitadas ou abandonadas.

Por hora eu fico aqui, como sempre as perguntas devem ser feitas nos comentários.

Até a próxima.

Anúncios

3 Respostas to “Conceitos básicos de animação”

  1. Marlene Freitas Says:

    Suas orientaçoes sao de grande valia. Nós, os contadores de histórias, estamos sempre precisando delas. Que bom que exista a generosidade da partilha. Obrigado.

  2. Jader Damaná Says:

    Muito importante essas orientações, meu nome é jader sou bonequeiro tenho vários bonecos de manipulação direta feitos por mim sou da qui do Recife-PE , faz um ano que montei um Grupo chamado Vai com Tudo Teatro de Animação, as dificuldades são muitas mais o Amor e a satisfação por esse mundo mágico é bem maior. Valeu espero ter a ajuda de vcs para duvidas futuras, visto que estamos começando Obrigado .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: